segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Nosso 11 de setembro é outro


Neste fim de semana a televisão brasileira está sendo bombardeada por documentários e reportagens que tem como objetivo comover a sociedade brasileira para os atentados ao World Trade Center. Sempre relatando o que aconteceu e sempre se esquecendo do porque aconteceu, a mídia oculta que os atentados foram frutos da política imperialista de agresão aos povos do mundo que marcou a era Bush.
Os fatos que ocorreream em 11 de Setembro de 2001 foram realmente muito tristes, mas acho que nós latino-americanos temos que lembrar de um outro 11 de Setembro que ocorreu no ano de 1973.
O governo da Unidade Popular no Chile iria completar 3 anos e vivia um período de transformações sociais: reforma agrária, democracia participativa, combate a pobreza e principalmente a nacionalização do cobre. O presidente era o médico Salvador Allende que nunca ergueu seu nariz para desfilar nos hospitais e na alta sociedade chilena, foi um homem comprometido com a erradicação da pobreza e da miséria no Chile. Esse presidente falava na "Via chilena para o socialismo" ao invés de aceitar a imposição do socialismo soviético. 
A alta burguesia chilena junto com parte do exército e com apoio e financiamento dos EUA arquitetaram o golpe militar de 11 de Setembro de 1973 que levou o presidente Salvador Allende a morte e instaurou no país uma das ditaduras militares mais cruéis da América Latina. Pinochet subiu no poder e fez da tortura, assassinatos e perseguições uma política de estado, destruindo a esperança que se construia no governo da Unidade Popular. Hoje os jovens chilenos que brigam nas ruas contra o governo neoliberal de Piñera reacendem a chama da luta por uma educação de qualidade, pelo socialismo e pela memória de um Chile que foi destruído com o apoio dos Estados Unidos da América.
Por isso neste fim de semana desligue sua televisão, pois nosso 11 de Setembro é de Allende!

Postado por Café Nublado - http//:www.cafénublado.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário